Exames Realizados > Coleta Citologia Base Liquida-Monocamada

CITOLOGIA EM BASE LÍQUIDA (CBL) GINECOLÓGICA

Exame Citológico (Papanicolaou) para prevenção de câncer do colo uterino, colhido em meio líquido (Citologia em Base Líquida).

Manual de coleta e envio de material cérvico-vaginal.

Material necessário:

- Espátula de Ayre convencional e Escova de Campos da Paz com ponto de fratura.

Ou

- Escova Ecto-Endocervical (Cervex-Brush)

- Frasco ou Tubo apropriado contendo o meio líquido de transporte específico. O frasco/tubo contém um número individual de identificação e uma inscrição "Uso exclusivo em citologia de base líquida", ver figura 1 (seta). A solução de transporte é um meio líquido com formulação especial.

IMPORTANTE: Não se deve utilizar álcool comum ou formol e nem para Biópsia.

Para que a amostra apresente boa celularidade, deve-se primeiramente retirar o excesso de muco, utilizando a Escova de Campos da Paz (FIGURA 2).   

(Fig.1) (Fig.2)

Coleta com escova campos da paz e espátula de AYRE

 

- Após a retirada do muco com a Escova de Campos da Paz (a mesma deve ser conservada para ser utilizada posteriormente, basta limpar a mesma com uma gaze umedecida em solução fisiológica ou até mesmo água potável).

- Utilize a Espátula de Ayre para fazer a coleta do Ectocérvice(figura 3). Após a coleta ectocervical mantenha a Espátula de Ayre ainda dentro da vagina, para que não aja o ressecamento do material.

(Fig.3)

 

- Para a Coleta do Endocérvice, utilize-se a Escova de Campos da Paz (a mesma utilizada anteriormente para retirada do muco), inserindo-a de 2 à 3 vezes com movimentos simultâneos de rotação.

(Fig.4)

 

- Com a Escova de Campos da Paz, retire o material coletado na Espátula de Ayre.

- Logo após, despreze a Espátula e coloque a Escova dentro do frasco/tubo; a mesma pode ser quebrada com a mão no ponto de fratura.

(Fig.5) (Fig.6)

Coleta com escova ECTO-OLETA com escova ESCOVA ECTO-ENDOCERVICAL (CERVEX-BRUSH)

 

A escova-espátula (cervex-brush) substitui as outras espátulas/escovas e não precisa ser lubrificada com a solução contida no frasco

As cerdas mais proeminentes devem adentrar o canal cervical e as demais devem cobrir o orifício anatômico externo do colo bem como o ectocérvice.

Deve-se fazer 5 rotações no sentido horário para os destros e anti-horário para os canhotos.

A cabeça da espátula é destacável podendo-se utilizar o polegar para separar a escova do cabo.

(Fig.7) (Fig.8)

Pronto! Está realizada a coleta da Citologia em Base Líquida.

- Anote o número completo do frasco/tubo (inclusive se houver letras) no pedido com o nome da paciente e envie ao nosso laboratório.

OBSERVAÇÕES:

Enquanto os espécimes obtidos no Papanicolaou Convencional propiciam amostras que não raro impedem ou dificultam uma avaliação satisfatória (agrupamentos celulares sobrepostos, resultando em esfregaço com distribuição irregular de células escamosas, esfregaço espessos, com excesso de muco, leucócitos, sangue, ressecamento, baixa celularidade, etc.), a Citologia em Base Líquida promove células escamosas regularmente dispostas em camada única sobre fundo claro e límpido, sem muco, detritos celulares e excesso de sangue, permite uma análise microscópica mais satisfatória.

O material colhido fica estável em temperatura ambiente por até 30 dias.

- A Citologia em Base Líquida permite a coleta inclusive no período da menstruação, apesar de não ser o mais recomendável.

- O método utilizado pelo Pro-Célula, o LIQUIPAP (LIPA), é um método de baixo custo que, substitui qualquer outra técnica utilizada no mercado (Thin-Prep, Liq-Prep, Sure-Prep, LucBase, etc.). Ou seja, mesmo que o material seja colhido através de outros métodos, a análise ainda pode ser realizada através do método LIPA.

Colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos sobre o método, valores, etc.


Saiba Mais   Artigos

 
  28/01/2011: As Doenças da Próstata
28/01/2011: O HPV e sua prevenção
28/01/2011: 10 Dicas para se proteger do Câncer
[+] Mais Artigos
Rua Paraíba, 651 - Funcionários - Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-140 - Telefax: (31) 3241-1974 - Celular (31) 9798-3294
E-mail: contato@pro-celula.com.br
ATENDIMENTO:
Segunda à Sexta de 07:00 às 18:00 horas